Capacitação fortalece o desenvolvimento empreendedor em cinco cidades mineiras, abrindo novas oportunidades para o futuro das comunidades atendidas
O Curso de Microempreendedor Individual (MEI), oferecido em uma parceria entre a Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), tem se destacado nas cidades de Buritizeiro, Januária, Couto de Magalhães, São Francisco e Juvenília. Com carga horária de 180 horas, a capacitação, iniciada em setembro, oferece aos alunos conhecimentos fundamentais em gestão, marketing, finanças e aspectos legais da formalização de negócios.
Para a coordenadora geral do projeto pelo IFNMG, Veranilda Lopes Moura, o curso, além da capacitação técnica, é uma oportunidade para que muitos conheçam, pela primeira vez, o potencial de autonomia no mercado de trabalho. “É inspirador ver o entusiasmo dos estudantes em cada atividade. Esse curso, com uma abordagem diversificada e prática, ajuda a empoderá-los para que possam criar novas oportunidades e fortalecer as economias locais,” destaca Veranilda.
O sucesso do curso também é sentido em sala de aula. Dillian Evangelista, professora da turma de Januária, observa o interesse genuíno dos alunos em empreender: “A turma tem me surpreendido pela dedicação e busca por respostas aos desafios do empreendedorismo. Esse interesse torna as aulas ainda mais dinâmicas e significativas,” disse.
Entre os alunos, o entusiasmo é evidente. Oséias Alves, estudante da turma em Juvenília e atuante no setor de estética automotiva, compartilha sua experiência: “O curso é extremamente importante para o meu desenvolvimento profissional. As aulas são ministradas por professores capacitados, que compartilham conhecimentos relevantes para quem deseja administrar um negócio com autonomia.”
A diretora de Ações Educacionais e Socioprodutivas da Fucam, Roberta Moreira Guimarães, expressa a satisfação em acompanhar o curso, reforçando o objetivo da Fucam em proporcionar transformações reais para os alunos e suas comunidades: “Sabemos que empreender pode ser um desafio, mas é também uma oportunidade de transformar realidades. Nossa expectativa é que, ao final do curso, cada participante esteja mais preparado para lidar com o mercado, fortalecendo a autonomia e gerando um impacto positivo em seu futuro,” afirma.
O comprometimento de toda a equipe pedagógica e dos estudantes tem sido fundamentais para o sucesso do curso de Microempreendedor Individual nos 5 municípios atendidos. É o que afirma Veranilda, que expressa sua gratidão: “É uma grande satisfação para nós, como equipe, ver esses resultados acontecendo desde já. A dedicação da equipe pedagógica e dos nossos alunos têm gerado um ambiente de aprendizado saudável e produtivo, o que nos faz acreditar que estamos trilhando o caminho certo para formar microempreendedores capacitados e conscientes de seu papel na sociedade”, completa.
Com aulas em andamento e forte adesão dos alunos, o curso MEI reforça o papel da Fucam em apoiar a geração de renda e o desenvolvimento local, promovendo empreendedorismo e oferecendo suporte técnico a novos microempreendedores.