Evento promoveu reflexões sobre a importância da mulher do campo e contou com a participação de lideranças locais e beneficiárias da Fucam
No último dia 31 de outubro, o Centro Educacional de Buritizeiro celebrou o Dia Mundial da Mulher Campesina com uma roda de conversa especial organizada em parceria com o GRAAL de Buritizeiro. A atividade, coordenada pela associada do movimento Graal, Arlete Alves de Almeida, reuniu alunas da Oficina de Zumba e beneficiárias dos projetos socioprodutivos da Fucam, com o objetivo de homenagear as mulheres do campo e discutir as conquistas e desafios dessa comunidade.
Arlete destacou a importância da mulher rural para a sociedade, valorizando o papel que essas mulheres desempenham na produção agrícola e na preservação da cultura campesina. “Comemorar o Dia da Mulher Campesina é, sobretudo, reconhecer o papel das mulheres do campo. Elas convivem com as alegrias e dores inerentes à caminhada histórica das mulheres! É dizer que essas mulheres são responsáveis por atuar na produção de alimentos que chegam às mesas de milhares de famílias todos os dias.
Obrigada Mulheres do Campo!”, afirma.
Durante sua fala, Arlete lembrou de figuras inspiradoras, como Margarida Maria Alves e Elizabeth Teixeira, e ressaltou o trabalho de mulheres locais, como Mônica Veloso, presidente do Sindicato Rural de Buritizeiro, que também esteve presente e comentou sobre a emoção dessa celebração. Para Mônica, a roda de conversa foi um momento valioso para compartilhar experiências e valorizar o papel das mulheres rurais. “Esse evento foi muito importante. Abordar nossa vivência na comunidade, na zona rural, e discutir o que a mulher campesina faz e o que ela sofre foram de grande relevância. Gostei muito da apresentação da Arlete e do evento como um todo”, afirmou a presidente do sindicato e beneficiária da Feira Livre da Fucam.
Já Maria Aparecida, beneficiária da Horta Agroecológica e da Feira Livre da Fucam, reforçou a importância de espaços como esse para fortalecer a união e a valorização das mulheres do campo. "Foi um momento agradável com a participação de muitas mulheres. A fala da Arlete foi importante para nós, mulheres presentes, e também para as mulheres do campo. Todas nós temos raízes familiares que vêm do campo, e é fundamental que as políticas públicas valorizem e respeitem as mulheres campesinas", comentou.
Maria Alice Correa Oliveira de Souza, coordenadora do Centro Educacional de Buritizeiro, também enfatizou o impacto positivo da celebração, destacando o compromisso da Fucam em valorizar a cultura rural e fortalecer o protagonismo feminino. "A Fucam tem trabalhado para garantir atividades que celebrem e valorizem a mulher do campo, mostrando sua importância para nossa comunidade e para a sociedade em geral", afirmou.
No encerramento da roda de conversa, várias camisetas alusivas à data foram distribuídas para as participantes, simbolizando o reconhecimento e o orgulho pelo papel das mulheres campesinas.
O que é o Graal?
O Graal é um movimento internacional de mulheres fundado em 1921 na Holanda, presente hoje em mais de 20 países. Com foco na construção de uma sociedade justa e pacífica, o Graal promove a participação ativa das mulheres em diversas esferas sociais. Seus princípios incluem a valorização da educação contínua para mulheres, a solidariedade entre culturas e o fortalecimento de valores éticos e espirituais.
Calendário Fucam: educação e inclusão o ano todo
O evento em celebração ao Dia Mundial da Mulher Campesina integra o Calendário Fucam, que organiza ações educativas e inclusivas em datas comemorativas ao longo do ano. Por meio de oficinas, palestras, eventos culturais e rodas de conversa, a Fucam reforça seu compromisso em proporcionar um ambiente escolar acolhedor e acessível, valorizando a cultura e os saberes das comunidades e promovendo a participação ativa dos estudantes em temas que fortalecem a cidadania e a inclusão.