Escolas geridas pela Fucam promoveram uma semana de acolhimento e integração para estudantes e professores, reforçando o compromisso com a educação
Nesta segunda-feira (05), as escolas geridas pela Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) iniciaram mais um período letivo. Para a Fucam, é um momento de expectativas renovadas, de reencontros calorosos entre alunos e educadores, e de preparação para mais um ciclo de aprendizado e crescimento, como destaca Esther Augusta, gerente de Ações Educacionais da Fundação: "O início do ano letivo pode gerar grandes possibilidades sociais e de aprendizagem. Esperamos que esse momento auxilie no fortalecimento dos vínculos entre estudantes e professores, e entre comunidade escolar e centro educacional”, afirma.
Dentre os alunos que dão vida às salas de aula da Fucam está Valéria Marques Antonini, do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Caio Martins, em Januária. Para ela, a expectativa é clara: adquirir mais conhecimento e concretizar o aprendizado de conteúdos importantes. "Eu gosto bastante dessa semana pela euforia e explosão de sentimentos. São dias de alegria e curiosidade. Espero que os conteúdos deste ano agreguem de forma positiva”, diz.
Nesse retorno, as escolas da Fucam dedicam especial atenção à integração e acolhimento dos alunos. Os primeiros dias de aula são marcados por atividades que visam promover interação tanto com os novos estudantes quanto com os professores que estão ingressando na equipe, como ressalta a professora da E.E. Caio Martins, Amanda Reis. “Esse período é crucial para garantir que todos se sintam bem-vindos e valorizados no ambiente escolar. Apresentamos aos novos alunos e funcionários as estratégias e espaços pedagógicos que temos na nossa escola e na nossa Fundação. O espaço da horta, das oficinas de música, entre outros. Apresentamos também todos os nossos servidores, pois consideramos que todos eles são educadores”, ressalta.
Valéria foi uma das alunas escolhidas para auxiliar no acolhimento dos novos alunos. Ela conta que este momento é crucial para que todos se conheçam melhor. "Nos primeiros dias trabalhamos com didáticas para conhecer mais os estudantes e professores. Fizemos o acolhimento de nossos alunos em todos os turnos para que se sentissem bem-vindos e mostramos que a escola Caio Martins é um lugar de acolhimento, e não de julgamento”, conta.
Reforçando o compromisso com a educação no campo, a Fucam enfatiza a importância de proporcionar aos alunos experiências que os conectem com o ambiente ao seu redor. Além de conhecerem os espaços externos e os centros educacionais, os estudantes são incentivados a realizar atividades ao ar livre, explorando a natureza e compreendendo a importância da preservação ambiental. Essa imersão enriquece o aprendizado dos estudantes sobre a biodiversidade e os ecossistemas locais.