Estudantes da Fucam unem esforços para alertar comunidade sobre a importância de prevenir a dengue
O ano letivo começou diferente para os estudantes da E.E. Dom Joaquim Silvério de Souza, instituição gerida pela Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) em Conselheiro Mata. No primeiro dia de aula eles se mobilizam, junto com a equipe pedagógica, para produzir cartazes, panfletos e materiais de conscientização a fim de alertar a comunidade sobre os riscos da dengue e divulgar maneiras de prevenir a propagação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença.
O diretor da escola, Marcelo Rocha, conta que a decisão de trabalhar o tema foi tomada pelos alunos que, anualmente, propõem temas relevantes para atuar junto à comunidade. “Logo que eles retornaram, questionamos a respeito do que eles gostariam de fazer de trabalho social para iniciar o ano, e a atividade que eles escolheram foi falar da dengue, exatamente porque começou um surto da doença”,explica.
Segundo o diretor, os estudantes decidiram fazer cartazes e comunicados para entregar nas casas e na comunidade, a fim de combater a dengue a partir da escola. “Achamos a iniciativa positiva e apoiamos o trabalho com o material e eles produziram cartazes informativos e passaram nas casas distribuindo, verificando se havia foco de dengue”, disse. A mobilização, que aconteceu nos dois primeiros dias de aula, deve continuar, conforme explica Marcelo. “Vamos ter uma reunião com a Superintendência Regional de Ensino (SRE) para ver quais as formas mais eficazes de combatermos a dengue nas escolas. Então, devemos continuar as ações posteriormente”, reforça.
O envolvimento dos alunos com a comunidade é fundamental para combater a doença na escola e nos arredores. Anderson Cardoso da Silva, aluno do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dom Joaquim Silvério explica que além do trabalho de campo, expandiram as ações para as redes sociais. “Também conseguimos divulgar no Instagram da escola, para que não só as pessoas da nossa cidade tenham conhecimento dos riscos que a dengue pode trazer, como as outras pessoas também”, enfatizou.
Prevenção
A melhor maneira de prevenir a dengue é evitando a propagação do mosquito, que se reproduz em água parada. Tampar as lixeiras, não deixar pratinhos nos vasos de plantas e limpar o quintal são ações simples que podem ajudar a combater a doença.
Sintomas
Os sintomas mais comuns da dengue são dores no corpo, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas na pele e febre alta. Em caso de suspeita, procure a unidade de saúde mais próxima.