Programa Apoio ao Jovem Rural oferece capacitações teóricas e práticas em parceria com Seapa, Emater e Epamig
A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) iniciará, a partir de 20 de março, um programa de capacitações em apicultura e fruticultura em seus seis centros educacionais. O programa Apoio ao Jovem Rural, que acontece em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), tem o objetivo de oferecer, aos jovens dos municípios atendidos pela Fundação, a oportunidade de se capacitarem de maneira teórica e prática nessas áreas. A apicultura é a atividade relacionada à criação de abelhas e produção de mel, cera e própolis. A Fundação já atua nessa atividade, auxiliando centenas de beneficiários que melhoram suas condições de vida por meio do aprendizado recebido nos cursos ofertados. Já a fruticultura é o ramo da agricultura que se dedica ao cultivo de frutas. Ambas as áreas representam importantes fontes de renda e desenvolvimento para a agricultura familiar em Minas Gerais.
O primeiro município a receber as capacitações será Buritizeiro, nos dias 20 e 21 de março, seguido por São Francisco e Riachinho em abril, Juvenília em maio, Januária em junho e Esmeraldas em novembro. Durante as capacitações, a Emater e a Epamig fornecerão informações sobre o panorama da Apicultura e Fruticultura em Minas Gerais, assim como informações sobre os produtos e funções relacionados a essas atividades.
O programa fornecerá aos jovens o acesso à novas tecnologias agropecuárias e produção sustentável, para que eles tenham autonomia e se adaptem à realidade local. É o que explica Mayara Marcia Sarsur Viana, assessora técnica da Seapa e gestora da ação Apoio ao Jovem Rural. “O fortalecimento da economia no campo e o incentivo à sucessão rural também são ganhos esperados através dessa ação”, conta.
Sob um ponto de vista humano e ético, Maria Alice Correa, Coordenadora do Centro Educacional de Buritizeiro, destaca a importância das capacitações para os jovens rurais, afirmando ser uma rica oportunidade para a construção de uma sociedade mais sustentável. “A juventude no campo representa a continuidade de um modelo de produção que respeita o meio ambiente e preza pela qualidade de vida. Queremos mostrar que os jovens podem obter um produto de elevada qualidade em uma região de potencial muito interessante”, explica.
A Fundação espera que, com o projeto, o público jovem e toda a comunidade sejam atraídos e se interessem em promover o desenvolvimento da região por meio da apicultura e da fruticultura, explorando o enorme potencial dos territórios em que a Fucam atua. É o que ressalta Teresa Cristina Gusmão, Gerente de Ações Socioprodutivas da Fundação. Ela também conta sobre o crescimento da apicultura em Minas Gerais, e das oportunidades geradas pela fruticultura, que permitem colheitas ao longo de todo o ano. “Buscamos fortalecer essas atividades por meio de capacitações que ressaltam a importância das atividades econômicas, o uso essencial de equipamentos de proteção e a adoção de técnicas apropriadas de trabalho”, diz.
As capacitações representam uma oportunidade única para os participantes aprenderem técnicas modernas e práticas para a produção agrícola, contribuindo, assim, para a geração de renda e o fortalecimento da economia local.
Inscreva-se para a capacitação em Apicultura e Produtos das Abelhas clicando aqui.
Inscreva-se para a capacitação em Fruticultura clicando aqui.