Eventos promovidos pela Fucam destacam inclusão social e fortalecem a luta pela igualdade e respeito às pessoas com deficiência
A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) celebrou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com eventos em parceria com as Apaes de Buritizeiro e Januária. A ação, que aconteceu na última semana de agosto, homenageou os alunos com atividades que ressaltam a importância da inclusão social, além de promover oficinas, música e prática de esportes.
Em Buritizeiro, o evento no Centro Educacional da Fucam contou com a participação de alunos da Apae, que foram recebidos com carinho pela equipe da Fundação. Durante a programação, foram realizadas oficinas, prática de esportes, entrega de presentes e atividades culturais. Maria Alice Correa, coordenadora do Centro Educacional da Fucam em Buritizeiro, reforçou a importância da inclusão e da parceria que a Fucam tem com as Apaes. “É um prazer receber os alunos da Apae. É uma parceria de muitos anos com a Fucam, que tem trabalhado a inclusão, expandindo nossos olhares para uma sociedade melhor. Precisamos orientar a todos para que digam não ao preconceito e sim à equidade, assim teremos uma sociedade melhor. Parabéns à equipe da Apae pelo excelente trabalho”, diz.
O evento reforçou a importância que todos têm para a comunidade. Danilo Soares, aluno da Apae de Buritizeiro, expressou sua alegria em participar do evento e destacou seus momentos preferidos. “Gostei muito do evento e do carinho que tiveram conosco. A parte da dança e a entrega de presentes foram as minhas favoritas”, afirma. Kenia Leite, diretora da Apae de Buritizeiro, destacou o acolhimento e a parceria de longa data com a Fucam. “Todos os anos somos muito bem recebidos pela Fucam. Recebemos um acolhimento espetacular, com muitas brincadeiras, um lanche delicioso e o carinho de todos os funcionários da Fundação. A semana foi de excelência, com muitas atividades diferenciadas e o carinho de todos os envolvidos. Agradeço a todos pela parceria e pelo carinho com os nossos alunos, e que cada dia mais as pessoas possam ver que nós não somos tão diferentes assim”, afirma.
Já em Januária, a celebração ocorreu na sede da Apae, onde os beneficiários da oficina de fanfarra da Fucam fizeram uma apresentação especial. Anne Louise Rodrigues Borges, de 17 anos, aluna da oficina e da E.E. Caio Martins, contou sobre a experiência de representar sua escola, a Fucam e a comunidade no evento. “Foi incrível a sensação de participar deste projeto desenvolvido pela Apae em parceria com a Escola Caio Martins. Para mim, é sempre um prazer estar envolvida em iniciativas onde posso representar o nome da minha escola. Parabenizo a Apae pela recepção calorosa e pelo carinho dedicado à nossa fanfarra. Foi uma honra para todos nós estar ali!”, conta.
Amanda Reis, professora da Escola Estadual Caio Martins, participou do evento e reforçou a importância da Apae no processo de inclusão. “A Apae é importantíssima na construção da inclusão social. É importante que não só a Apae esteja dentro das escolas, mas também as escolas dentro da Apae, para promover atividades que favoreçam a educação inclusiva”, afirma.
Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
A Fucam continua criando formas de auxiliar e homenagear as pessoas com deficiência em todos os municípios atendidos. Em setembro, no Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21), a Fundação tem prevista uma série de ações que visam conscientizar sobre a inclusão. A Semana da Conscientização contará com a participação de representantes das famílias e relatos de conquistas. Estão previstas rodas de conversa, exibições de filmes protagonizados por pessoas com deficiência, como "Intocáveis" e "Extraordinário", além da construção de um mural destacando as vitórias das pessoas com deficiência ao redor do mundo.
A Fucam reafirma seu compromisso em trabalhar para promover uma sociedade mais justa, onde a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência sejam prioridade em todas as suas ações educacionais.