O Presidente da FUCAM, Alvimar José Tito, se reuniu com ex-alunos na expectativa de viabilizarem juntos novos projetos para a Instituição.
No dia 02 de março, os ex-alunos da Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM), Juraci Sarti, Márcia Cassiano e Genercí Lopes, bem como o Coordenador do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSul de Minas), Alex Silva e o Professor de Artes Marciais de Esmeraldas, Vicente Veloso, participaram de uma conversa com o Presidente da FUCAM, Alvimar José Tito, na sede da Fundação, em Belo Horizonte.
Na oportunidade, os ex-alunos conheceram os novos projetos elaborados a partir do redirecionamento estratégico da FUCAM, que visa além da educação de crianças e adolescentes, a emancipação de famílias em status de vulnerabilidade social por meio de geração de renda, e identificaram oportunidades para futuras parcerias.
Segundo Genercí Lopes, ex-aluno do Centro Educacional de Esmeraldas, onde ingressou em 1982, e também colaborador do Instituto Federal do Sul de Minas, a reunião teve como objetivo conhecer o novo rumo da FUCAM e verificar como o Instituto Federal pode apoiar os projetos, tanto na parte técnica, quanto na orientação de funcionários, professores e alunos, dando continuidade a uma cooperação firmada desde 2014.
PROJETO DE VOLUNTARIADO PARA A COMUNIDADE DE EX-ALUNOS
Em 2019, a equipe gestora da FUCAM identificou o grande interesse das pessoas que estudaram em suas unidades em colaborar com a fundação e auxiliar no crescimento educacional e profissional dos novos estudantes.
A Fundação já atendeu mais de 80 mil alunos ao longo dos mais de 70 anos de história, oferecendo educação básica e formação voltada às práticas no campo para crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social. Sua atuação mudou a vida dessas pessoas e muitos desejam retribuir o que receberam por meio de apoio às ações da Fundação.
Assim, começou a ser desenhado projeto que viabilizá ex-alunos a atuarem em diversas ações ofertadas nos centros educacionais. Juraci Sarti e Márcia Cassiano em conversa com o Presidente, se disponibilizaram a auxiliar a equipe da FUCAM na elaboração de projetos voluntários com enfoque na comunidade de ex-alunos.
Alvimar Tito observa que um projeto que viabilize a atuação voluntária de ex-alunos nas ações da FUCAM possui duas importantes dimensões, atender a um desejo da comunidade de ex-alunos e resgatar práticas históricas importantes para a Instituição, por meio do conhecimento e da vivência de cada um deles.