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Fucam cria hortas agroecológicas para famílias 

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Ao longo de seus 75 anos de existência, a Fundação Educacional Caio Martins mantém seu foco no desenvolvimento humano. Seguindo a missão de potencializar o desenvolvimento, econômico e social das pessoas do campo, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade, a instituição mantém hortas comunitárias e agroecológicas, atendendo a pequenos produtores rurais de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e São Francisco, na Região Norte de Minas.

A horta agroecológica do Centro Educacional de Esmeraldas, com 800 m² foi instalada em novembro de 2022 e tem capacidade de atender cinco famílias produtoras. Para a montagem do espaço, a Fucam contou com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), a partir da celebração de um Termo de Cooperação Técnica. 

O instrumento possibilitou que a Seapa doasse kits de irrigação e a Emater tem feito capacitações para equipes da Fucam e para as famílias participantes do programa socioprodutivo. Demais insumos como sementes e adubo são garantidos pela Fundação. Segundo a Gerência de Ações Socioprodutivas (Gasp) da Fucam, o resultado do trabalho é divido entre as famílias produtoras. “As produções são todas das famílias, nada é destinado à fundação”, explica o técnico em agropecuária da Fucam Genilton Ribeiro de Queiroz, que atua na horta de Esmeraldas.

A produtora Vanderleia Pereira Rosa mora a 19 km do Centro Educacional de Esmeraldas e conta que sempre gostou de trabalhar na terra e lidar com animais, mas a falta de um espaço a impedia. “Não ter uma terra é difícil e por isso, quando a gente tem a oportunidade de contar com uma terra, tem que agarrar com unhas e dentes”, conta a produtora que ainda reforça que a oportunidade de cultivar legumes e verduras da horta tem ajudado muito no orçamento familiar.

Já a horta do Centro Educacional de São Francisco, no Norte do estado, está consolidada há mais tempo. Lá trabalham 84 famílias produzindo, colhendo e comercializando legumes e verduras. Os produtos são comercializados em feiras e a produção pode ser vendida a instituições públicas como escolas. Isso porque a horta possui três hectares e permissão da Emater para isso.

Segundo cronograma da Gerência de Ações Socioeducativas, até agosto de 2023 todos os centros educacionais da Fucam contarão com horta agroecológica.

 

Site da Fucam tem novo espaço dedicado ao cidadão

 

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 A Fundação Caio Martins, Seguindo seu Plano de Integridade, desenvolvido como ferramenta de gestão para fortalecer o ambiente interno, contribuindo com a prevenção de ilícitos, irregularidades e desvios de conduta,estabelece mais uma ação nessa vertente. 

Trata-se da criação do menu denominado Cidadão, no site institucional. Fale conosco; canal de denúncias; reclamações, sugestões, elogios e solicitações; acesso à informação são itens que compõem o menu, sendo cada um deles com a função de atender à necessidade do cidadão.

O Fale Conosco permite ao cidadão contato rápido e seguro com a administração, podendo solicitar informações que não estejam contempladas em nos demais canais de comunicação com o público. 

Quando necessário denunciar, a página Canal de Denúncia elenca todos os meios disponíveis no Estado para que a ação seja feita de forma segura e efetiva pelo cidadão.

Para Sugestões, Elogios e Solicitações, há um cardápio de possibilidades, por meio das quais  a Instituição tem um feedback dos públicos atendidos por ela. Por esse ítem do menu pode-se colher pedidos e implementar condições para aprimoramento da gestão.

Em Acesso à Informação, a página exibe  canais que visam proporcionar ao cidadão   ciência acerca das atividades da Fucam. Através do botão Transparência é possível checar informações sobre gastos, obras, pessoal, projetos e programas institucionais.

Vale lembrar que além dos canais de informação, disponibilizados no menu Cidadão, a Fucam mantém diálogo constante com seu público em suas redes sociais através do perfil @fudacaocaiomartins. 

Texto: Cléria Marques

Estratégias para otimizar resultados em sala de aula são criadas após estudo sobre o cérebro

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Com a invenção da máquina de tomografia computadorizada, nos anos 1970, tornou-se possível mapear áreas do cérebro e seu comportamento frente a estímulos. Atualmente, os dados frequentemente coletados por cientistas servem de insumos para pesquisas de diferentes áreas do conhecimento. A Neurociência é um campo vasto, de abordagem multidisciplinar, o qual permite profissionais de áreas distintas, como da Educação, Linguística, Medicina e tantas outras, se beneficiarem alcançando melhores resultados. 

Para a educadora e mestre em Educação, Cynthia Enoque, da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), essas pesquisas auxiliam na melhora de desempenho dos estudantes em sala de aula e, por isso, devem ser estudadas pelos educadores a fim de melhorar o sistema educacional nas salas de aulas. “Muitas descobertas foram feitas sobre como reagimos a estímulos externos e isso inclui o ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a Neurociência ajuda muito porque ela mostra como se dá a aprendizagem cerebral. E tudo o que diz respeito a otimizar a aprendizagem é extremamente procurado por profissionais, atualmente”, lembra Cynthia. 

Entender como o cérebro processa as informações recebidas, elaborando e transformando-as em conhecimento está relacionado ao campo da Neurociência Cognitiva. Essa abordagem viabiliza o entendimento do pensamento, da memória e da dinâmica do aprendizado, estudando parte da percepção e das sensações.

Diferentemente da Pedagogia, a Neurociência não utiliza metodologia de ensino, mas contribui à medida que empresta à área da Educação o conhecimento sobre os processos cognitivos. “Independentemente do nível escolar e estilo de aprendizagem, é possível sistematizar estratégias de ensino que otimizam resultados com base nas recentes descobertas sobre o funcionamento do cérebro e sobre a metacognição”, ressalta Cynthia Enoque. Ainda de acordo com a educadora, “a Neurociência e as teorias da aprendizagem são extremamente ricas em termos de descobertas para otimizar o funcionamento do cérebro”.

Capacitação gratuita para profissionais da educação 

A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) vem promovendo capacitações online que visam possibilitar aos professores, pedagogos e demais profissionais da educação pública a melhora do desempenho em sala de aula. A partir de temas atuais e pertinentes ao cotidiano escolar, a Gerência de Ações de Ensino Superior da Fucam tem viabilizado oportunidades para que a atividade de ensino-aprendizagem seja incrementada, produzindo resultados tangíveis. 

Seguindo essa agenda, a Neurociência será o assunto da próxima capacitação online da Fucam, no dia 27 de fevereiro (segunda-feira), às 19h. Com o tema “Neurociência e Educação: o papel do cérebro na aprendizagem”, Cynthia Enoque abordará as contribuições desse campo do conhecimento para a aprendizagem e destacará novas estratégias que vão otimizar resultados nas escolas.

Clique aqui para se inscrever

Ao longo do ano, a Fucam promove capacitações online gratuitas visando fomentar a qualificação de professores, educadores e outros interessados nos temas. Fique atento às publicações feitas neste site para se inscrever e aproveitar todas as oportunidades de cursos livres. Somente neste início de ano já foram promovidas capacitações que abordaram a Metodologia Design Thinking aplicada à Educação, além da Netiqueta: a etiqueta da Web.

Escolas da Fucam distribuem uniformes completos aos alunos  

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 Alunos das oito escolas estaduais que fazem parte da Fundação Educacional Caio Martins estão recebendo um kit contendo uniforme completo: blusas de manga curta e manga longa, regatas, calças, bermudas e short saias, além de agasalhos de inverno. Para estudantes dos anos iniciais, o kit de uniforme ainda conterá um par de tênis.

O uniforme, confeccionado em tecidos leves e confortáveis, foi elaborado a partir de um design moderno e versátil, onde foi impressa não só a marca da instituição, mas também o símbolo do legado de compromisso com o desenvolvimento humano.

A compra do material teve custo de R$ 1,4 milhão e os uniformes deverão atender às escolas pelos próximos 3 anos.

Ancelma Gonçalves de Souza é mãe de seis filhos, sendo quatro deles estudantes e três são alunos da Escola Estadual Caio Martins, vinculada ao Centro Educacional da Fucam de Januária. Para ela, os uniformes doados pela instituição representam economia, pois “pesaria muito se tivesse que comprar, principalmente depois da pandemia, que tudo ficou mais caro”, pondera.

O uso do uniforme escolar é uma tradição em vários países. É uma forma de assegurar a fácil identificação do aluno e da instituição de ensino fora do ambiente escolar, proporcionando segurança ao aluno e suas famílias. Já dentro da escola, a roupa permite melhor gestão dos alunos por parte de todos os funcionários.

Aluno do 9º ano integral na E. E. Caio Martins, Guilherme Viana Neves Cardoso diz que considera o uso do uniforme muito positivo, permitindo maior organização e segurança. Opinião semelhante tem o seu xará Guilherme Henrique Bezerra dos Santos que destaca o fato de economizar as próprias roupas e ainda diz que “é tão bom ficar limpo, cheiroso, organizado e representar a escola Caio Martins e a Fucam”.

A distribuição dos uniformes teve início no Centro Educacional de Januária, no dia 16 de fevereiro. O movimento segue em todas as unidades escolares nesta semana.

Escolas

As escolas geridas pela Fucam estão inseridas nos Centros Educacionais das cidades: Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Buritizeiro, Diamantina, Januária, Juvenília, Riachinho e São Francisco, no Norte e extremo Norte do estado.

Texto: Cléria Marques

Foto: arquivo