Dia da Infância é comemorado neste 21 de Março
Sem dúvidas, a infância é uma das fases mais importantes da vida. É nela que as crianças recebem os estímulos que contribuirão para seu desenvolvimento integral. Nascer, crescer, brincar, socializar, formar laços e aprender coisas novas todos os dias são apenas algumas das características dessa fase cheia de transformações.
E por ser tão crucial, necessita de atenção especial. Neste 21 de Março, comemoramos o Dia Mundial da Infância, data instituída pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que propõe alertar a sociedade sobre a importância de proteger as crianças e garantir seus direitos em todo o mundo.
É na escola que boa parte da infância é vivida, e as instituições de ensino têm papel fundamental no desenvolvimento dos pequenos. São ambientes de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento. Valquíria Araújo Palma, pedagoga e professora dos anos iniciais da Escola Estadual Núcleo Colonial Vale do Urucuia, localizada em Riachinho, município da região norte de Minas, acredita que a escola possibilita, por meio da convivência um com os outros estudantes, uma troca de conhecimentos e amadurecimento. Para ela, a Fucam tem um papel fundamental nesse processo. “A Fundação nos auxilia com os projetos sociais e Pedagógicos que se integram com a comunidade visando desenvolvimento de uma consciência social e crítica, pois está no cerne da história caiomartiniana o propósito de promover uma educação integral, que prepara as pessoas para a vida”, disse.
Uma das preocupações da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) é proporcionar um ambiente fértil para uma infância saudável. A analista educacional da Gerência de Ações Educacionais da Fundação, Brenda Rodrigues, conta que a instituição trabalha com profundo respeito às crianças. “Por isso, fomentamos práticas de lazer, buscamos incentivar aulas teóricas da forma mais lúdica possível e momentos para brincar a fim de que as crianças desenvolvam habilidades socioemocionais junto com os colegas. Assim, elas se tornam sujeitos ativos da própria aprendizagem. Nosso foco é formar cidadãos”, contou. Brenda ainda destaca que a Fucam trabalha para capacitar os professores para que a formação dos estudantes seja a mais ampla possível, trabalhando temas como práticas culturais que auxiliam no desenvolvimento das identidades, e inclusão social.
Crescer em um ambiente de proteção, carinho e cuidado é essencial para as crianças, alerta a psicóloga e psicanalista Sthéfane Freitas. Segundo ela, a infância é uma fase de muitas aprendizagens, de formação de personalidade. “Por isso, um ambiente que proporcione segurança e cuidado mostra-se tão fundamental. As crianças aprendem no lúdico, nesse sentido, o brincar tem uma função não só de diversão, mas de aprendizado. Nesse período a escola tem um papel essencial, pois costuma ser o primeiro ambiente que a criança frequentará fora do ambiente familiar. Conviver com seus semelhantes (outras crianças) longe de seus familiares, propicia autonomia, independência e proporciona novos aprendizados e desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e mesmo motoras, afinal, todos esses aspectos são estimulados”, reforçou.
ECA
No Brasil, desde 1990, os direitos dos menores estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. A lei é um marco na história do país e tem, como objetivo, garantir os direitos fundamentais, assegurando todas as oportunidades e facilidades, a fim de proporcionar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. O Estatuto ainda elenca deveres para a família, para a comunidade, para a sociedade e para o poder público, que precisam assegurar a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.