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Fundação Caio Martins comunica suspensão temporária das atividades no Centro Educacional de Esmeraldas

nota a comunidade

 

Diante das adversidades, ocasionadas por agentes externos à FUCAM, vivenciadas no território do Centro Educacional de Esmeraldas, por motivo de segurança da comunidade atendida pela Fundação Educacional Caio Martins e de seus servidores, informamos que as atividades relacionadas abaixo estão suspensas temporariamente no local:

  • Oficina de Práticas Esportivas;
  • Oficina de Música;
  • Projeto de Apicultura;
  • Projeto de Horta Agroecológica.

Sabemos da importância de tais projetos para a comunidade Caiomartiniana e das consequências negativas de sua suspensão, mesmo que temporária. Mas, infelizmente, não restou outra alternativa à Fucam. Todos os prédios que são sede de atividades pedagógicas estão fechados.

Temos a expectativa que a situação se resolva em breve. Contamos com cada um de vocês para que a notícia seja repassada aos beneficiários de forma clara e que todos se mantenham motivados para o retorno das atividades assim que possível.

Atenciosamente,

Diretoria de Ações Educacionais, Sociais e Produtivas

Fundação Educacional Caio Martins

Fundação tem matrículas abertas para oficinas de música, práticas esportivas, danças folclóricas, fanfarra e saúde e bem-estar

arredondado oficinas fucam 2024

 

A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) abriu 2160 vagas para oficinas em seus Centros Educacionais e Escolas. Serão ofertadas 840 vagas para o projeto de Música, 960 para Práticas Esportivas, 120 para a Oficina de Fanfarra, 120 para a Oficina de Danças Folclóricas e 120 vagas para a Oficina de Saúde e Bem-estar.  As atividades fazem parte das ações educacionais da Fundação planejadas para o ano de 2024. 

O propósito dessas iniciativas é potencializar as habilidades dos estudantes, promover a integração com a comunidade e enaltecer a riqueza cultural local. O objetivo central é estabelecer uma colaboração harmônica entre as escolas, centros educacionais e a comunidade, visando impulsionar o crescimento dos estudantes. Os participantes das oficinas terão a oportunidade de adquirir conhecimentos em diversos instrumentos musicais, explorar várias modalidades esportivas e mergulhar na cultura local, valorizando tanto a saúde quanto o bem-estar.

As oficinas serão ofertadas para toda a comunidade escolar. Alunos matriculados nas escolas geridas pela Fucam terão prioridade para o preenchimento das vagas. 

Para conhecer as vagas ofertadas em sua localidade e realizar a matrícula, é necessário que os interessados ou responsáveis procurem as secretarias dos Centros Educacionais da Fucam até o dia 07 de fevereiro. As oficinas de fanfarra, danças folclóricas e saúde e bem-estar são ofertadas apenas em Riachinho. Todas as atividades são gratuitas.

Objetivo da pesquisa é fomentar novos projetos, promover formação continuada e ligação com o mundo do trabalho

pesquisa exalunos gasp

 

A Gerência de Ações Socioprodutivas da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) está realizando uma pesquisa com ex-alunos formados em 2021, 2022 e 2023 em cursos técnicos ou profissionalizantes. O objetivo é entender a  trajetória profissional dos estudantes após a formação para estruturar projetos e ações que auxiliem em sua consolidação no mundo do trabalho. 

Para garantir a qualidade dos dados apurados, é importante que os ex-alunos dos cursos participem da pesquisa que pode ser acessada clicando aqui. 

O formulário da pesquisa é simples e possui questões como idade, interesses profissionais e local de residência. A gerente de Ações Socioprodutivas da Fucam, Teresa Cristina Gusmão, explica que a gerência está elaborando projetos com o objetivo de apoiar os egressos dos cursos profissionalizantes ofertados pela Fundação com vistas à sua inserção no mundo do trabalho. “Para melhor atender os beneficiários dos projetos, estamos aplicando uma pesquisa aos ex-cursistas, visando conhecer o interesse de cada um a partir da conclusão dos cursos. Considerando a importância da pesquisa para a nossa ação, contamos com a contribuição de todos”, explicou. 

Um dos objetos da pesquisa é identificar as potencialidades dos ex-cursistas, seu interesse em formar cooperativas, empreender ou trabalhar em propriedades de agricultura familiar, além de visar a continuidade da formação e contribuir para sua efetiva inserção no mundo do trabalho, fomentando a geração de renda e contornando situações de vulnerabilidade.

Confira os cursos, localidade e datas de conclusão dos estudantes que são público alvo da pesquisa

Juvenília 

Agricultura Orgânica (2021)

Panificação (2022)

Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças (2022)

Riachinho

Produtor de Derivados do Leite (2022)

Agropecuária (2023)

Buritizeiro

Gestão de Microempresas (2021)

Cooperativismo (2022)

Panificação (2022)

Esmeraldas

Produtor de Derivados do Leite (2022)

Agropecuária (2023)

Januária

Panificação (2022) 

Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças (2022)

Apicultura (2023)

São Francisco

Produtor de Derivados do Leite (2022)

Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças (2022)

Agroecologia (2023)

Escolas geridas pela Fundação abrem suas portas no próximo dia 05, para um novo ciclo de aprendizado com muito ânimo e dedicação

 

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O tão esperado retorno às aulas na Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) está chegando. Na segunda-feira (05), as escolas acolherão os estudantes, marcando o início de um novo capítulo de descobertas e aprendizado. A Fundação está dedicada a promover educação de qualidade e, neste ano, reforça seu compromisso com o ensino regular, cursos técnicos, oficinas e qualificações, além do projeto Geraizeiro, que oferecerá cursos de curta duração gratuitos à comunidade.

O presidente da Fundação, Frederico Corrêa Lima, afirma que o ano letivo de 2024 se inicia com um objetivo bem estabelecido: proporcionar ensino de qualidade para o seu público-alvo. Ele comenta sobre os preparativos para um ano que será repleto de ações educacionais e socioprodutivas. “O desafio da educação no campo nos instiga a buscar maneiras inovadoras de promover um ambiente de aprendizagem fundamentado no respeito à diversidade e à cultura de cada localidade”, afirma.

O começo do ano escolar representa um período crucial para a comunidade acadêmica, repleto de expectativas dos estudantes que se preparam para reencontrar colegas e professores. Nesse momento, eles trazem consigo novos planos e uma visão renovada, atentos às necessidades específicas de cada ano letivo. Esther Augusta, gerente de Ações Educacionais da Fucam, explica que, a partir do dia 15 de fevereiro, também serão iniciadas as oficinas de música, práticas esportivas, saúde e bem-estar, fanfarra e danças folclóricas. “Nossa expectativa é de um reencontro saudável, que pode gerar grandes possibilidades sociais e, principalmente, aprendizagem”, conta.

Os Centros Educacionais da Fucam são parte fundamental durante todo o período letivo. Os espaços servem de base para grande parte das ações da Fundação. O Coordenador do Centro Educacional de Riachinho, Neiri Jean Alves dos Santos, conta sobre as expectativas para acolher os alunos e dar prosseguimento nos projetos.  “A expectativa é de inserir novos projetos e investir nos procedimentos didáticos. Daremos seguimento nas oficinas que estão em andamento, como o projeto da Horta Agroecológica e de apicultura, e também as oficinas de esportes”, diz.

Uma infraestrutura de qualidade também é fator fundamental para o retorno às aulas.  A Diretora da Escola Estadual Núcleo Colonial Vale do Urucuia, Helvia Sales, conta sobre o esforço que está sendo feito para apoiar os servidores neste início de ano. “Estamos organizando material para entregar aos servidores (agendas, canetas, lápis, pincéis, dentre outros)", explica. O coordenador Neiri também explica sobre a importância de reforçar a infraestrutura na escola de Riachinho. "O centro está dando todo suporte em infraestrutura, como limpezas das áreas comuns, melhora nas instalações elétricas, para melhor recepcionar os estudantes para o ano letivo”, afirma.

Ainda sobre a infraestrutura, Sabrina Mendonça, Coordenadora do Centro Educacional de São Francisco, ressalta as melhorias que estão sendo realizadas no CESF para receber os alunos e beneficiários. “Estamos melhorando a nossa área de lazer, para dar mais conforto para os nossos alunos”, conta. 

 

Educação e Identidade Cultural

A Fundação Caio Martins compreende que a educação é uma jornada de descobertas e construção de identidade que busca integrar o respeito e a valorização da identidade cultural em todas as iniciativas. Amanda Reis, professora da Escola Estadual Caio Martins, em Januária, destaca a importância do acolhimento e de proporcionar aos alunos um sentimento de pertencimento, valorizando a identidade cultural. "Faremos um acolhimento por meio de um acampamento que trará a essência da nossa Fundação. A essência da colaboração, da formação do jovem autônomo, solidário e competente”, ressalta.

Ao reconhecer a riqueza das próprias raízes e origens, os estudantes se tornam protagonistas de sua história, contribuindo para um aprendizado mais significativo e inclusivo. A Fucam incentiva a exploração e celebração das diversidades culturais presentes nas comunidades rurais, proporcionando um ambiente educacional que respeita e destaca a diversidade. 

 

Educação Ambiental

Em um mundo onde a preservação ambiental torna-se cada vez mais urgente, o compromisso da Fundação com práticas sustentáveis e a educação no campo está mais forte em 2024. Nos campos e comunidades em que atua, a Fucam cultiva um profundo respeito pela natureza, reforçando que a educação é a chave para transformar mentalidades e incentivar práticas que promovam a preservação ambiental. 

A Escola Estadual Dom Joaquim Silvério, sob gestão da Fucam, está localizada dentro de uma reserva ambiental em Diamantina. Marcelo Rocha, diretor da escola, explica as estratégias educacionais para reforçar aos alunos sobre a importância da consciência ambiental. “A escola, cujo terreno de 64 hectares abriga três cachoeiras, elaborou estratégias dentro do seu Projeto Político Pedagógico para a conscientização dos alunos e da comunidade escolar sobre a importância da preservação ambiental. Elaboramos regras de convivência nas cachoeiras e distribuímos placas indicativas e educativas na região”, conta. 

 

Dicas para a volta às aulas

É importante que pais e alunos estejam atentos aos horários de início e término das aulas, garantindo pontualidade para otimizar os momentos de aprendizado. O descanso nos dias que antecedem o retorno é fundamental para iniciar o ano letivo com energia renovada. Também é importante que sejam verificados os materiais necessários, assegurando que todos estejam preparados para as atividades escolares. 

 

Um olhar sobre as realizações educacionais e socioprodutivas que marcaram o ano na Fundação Educacional Caio Martins

 

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No decorrer de 2023, a Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) reafirmou seu compromisso com a educação, cultura e desenvolvimento sustentável nos territórios em que atua, apresentando uma sólida retrospectiva de conquistas e impactos, destacando-se por iniciativas educacionais, culturais e socioprodutivas.

A Gerência de Ações Educacionais (GAED) foi protagonista na reestruturação das oficinas oferecidas nos Centros Educacionais da Fucam. Alessandra Cristine, analista de Ações Educacionais, destaca o papel dessas mudanças na potencialização da qualidade da educação proporcionada. "A Gerência de Ações Educacionais encerra o ano de 2023 com muitas ações desenvolvidas. O catálogo diversificado e o acompanhamento constante nas oficinas visam o desenvolvimento pleno dos estudantes", disse.

As ações educacionais da Fundação em 2023 foram fundamentais para levar aos beneficiários um aprendizado que vai além dos livros, com cursos de dança, música, práticas esportivas, e dando oportunidade para que os alunos demonstrem seus talentos nessas áreas, com apresentações musicais, campeonatos esportivos, entre outros. Além disso, foram disponibilizadas oficinas de dança folclórica e fanfarra, visando as potencialidades dos municípios e valorizando a cultura local.

Com os olhos no futuro, a Fucam anunciou o Projeto Geraizeiro, desenhado pela Fundação com o objetivo de ofertar cursos de curta duração para a comunidade atendida pela instituição, suprindo carências locais de ensino e mão de obra qualificada com cursos gratuitos de 60 a 400 horas. 

No campo da educação, os cursos técnicos abrangeram áreas essenciais, proporcionando aos estudantes uma formação sólida. Odálio de Souza Ribeiro, Coordenador do Centro Educacional de Juvenília, enfatiza o papel fundamental desses cursos na preparação dos jovens para desafios futuros. "Estou imensamente grato pela dedicação e empenho de cada membro desta entidade. Nosso compromisso envolveu não apenas o aspecto acadêmico, mas também o emocional, social e ético”, afirma.

Em uma expressiva celebração da diversidade e talento, a 1ª Mostra FUCAM foi um marco. Realizada na Cidade Administrativa em dezembro, o evento deu aos beneficiários dos seis centros educacionais a oportunidade de exibir seus projetos e talentos para os servidores. Foram apresentados os projetos de feiras livres, viveiro de mudas nativas, apicultura, horta agroecológica e produtos derivados do leite. Esther Linos, aluna da oficina de música do Centro Educacional de Buritizeiro, que se apresentou na Mostra, compartilha a experiência. "Estamos tendo uma oportunidade maravilhosa de mostrar um pouco do nosso talento. É um privilégio para nós. Queremos que isso se expanda por muito tempo”, agradece.

Na esfera socioprodutiva, a Gerência de Ações Socioprodutivas protagonizou a implantação de projetos estratégicos, proporcionando aos beneficiários a possibilidade de gerarem uma renda extra com o trabalho no campo. É o que destaca Teresa Cristina Gusmão, Gerente de Ações Socioprodutivas, que fala sobre as conquistas. "Implantamos 3 projetos de apicultura, atendendo 60 beneficiários, focados na formação e geração de renda”, explica.

A Horta Agroecológica nos seis centros educacionais representa um compromisso com a sustentabilidade, conta Teresa. “Atendemos cinco famílias em cada um dos nossos centros. Buscamos formar produtos saudáveis, sem agrotóxicos, e gerar trabalho e renda com um aprendizado prático”, conta.

Além disso, o projeto Viveiro de Mudas ajudou na recuperação de áreas devastadas pela natureza, auxiliando na preservação local e do meio ambiente a partir do cultivo de sementes e mudas. O projeto Feira Livre seguiu dando oportunidades para pequenos empreendedores comercializarem seus produtos naturais e aumentarem a sua clientela nos municípios atendidos.

Em síntese, 2023 na Fucam foi marcado por uma sinergia entre educação, cultura e desenvolvimento sustentável. Uma jornada de superação, aprendizado e celebração das conquistas. É o que destaca Frederico Corrêa Lima de Carvalho, Presidente da Fundação, que ressalta o compromisso contínuo e os objetivos para o próximo ano. “2023 foi um ano de muito trabalho na Fucam. Iniciamos uma nova gestão buscando aprimoramento diário a fim de levar, aos nossos estudantes e beneficiários, melhores oportunidades de estudo, qualificação e geração de renda. Nos aproximamos das comunidades atendidas e reforçamos nosso compromisso em seguir trabalhando por novos e melhores projetos, expandindo nossa atuação e consolidando a Fundação como referência em ações educacionais, sociais, produtivas e culturais”, ressalta.